SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3La inserción de mujeres en programa de alfabetización: motivaciones de estudiantesConcepciones de profesoras sobre sus prácticas pedagógicas utilizando el tipo textual narrativo antes y después de un programa de intervención metatextual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SOUZA, Donaldo Bello de  y  ALCANTARA, Alzira Batalha. Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.758-782. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p758.

Este artigo visa à análise da previsão e dos desafios relativos ao acompanhamento e avaliação local de Planos Municipais de Educação, tomando por base os planos pertencentes a dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovados no período 2001-2012.Pautado na análise de conteúdo desses documentos,constata a preocupação desses planos em sinalizar a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, assim como no âmbito da previsão do seu acompanhamento e avaliação sistemáticos, em que pese o fato de não atribuírem centralidade aos CMEs como lócus privilegiadopara a consecução dessas ações.

Palabras clave : Plano Municipal de Educação (PME); Plano Nacional de Educação (PNE); Acompanhamento e Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )