SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3A inserção de mulheres em programa de alfabetização: motivações discentesConcepções de professoras sobre suas práticas pedagógicas utilizando o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SOUZA, Donaldo Bello de  e  ALCANTARA, Alzira Batalha. Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.758-782. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p758.

Este artigo visa à análise da previsão e dos desafios relativos ao acompanhamento e avaliação local de Planos Municipais de Educação, tomando por base os planos pertencentes a dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovados no período 2001-2012.Pautado na análise de conteúdo desses documentos,constata a preocupação desses planos em sinalizar a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, assim como no âmbito da previsão do seu acompanhamento e avaliação sistemáticos, em que pese o fato de não atribuírem centralidade aos CMEs como lócus privilegiadopara a consecução dessas ações.

Palavras-chave : Plano Municipal de Educação (PME); Plano Nacional de Educação (PNE); Acompanhamento e Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )