SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1The “boys’ master” in the temple of intelligence: reflections about the role of teachers and pedagogues in the educational field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino  and  DAUD, Rafael Petta. Formação docente e superação do bullying: um desafio para tornar a convivência ética na escola. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.370-385. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp370.

Este estudo teórico objetiva evidenciar a condição sine qua non da formação de professores para a diminuição dos problemas relacionados ao bullying em instituições educacionais. Em meio a um contexto em que a formação docente tem sido tratada de maneira superficial e ingênua, uma vez que, no caso específico dos problemas de convivência em que o bullying é a questão principal, tem se limitado a políticas públicas que definham na elaboração de cartilhas e campanhas de conscientização, toma-se imperativa a discussão de dados que permitam confirmar a necessidade de que os professores possam aderir, de forma mais evoluída, a valores morais para que suas intervenções também possam ser fortalecidas a ponto de contribuírem para a superação de formas de violência como o bullying.

Keywords : Formação de Professores; Valores Morais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )