SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2A integração da tecnologia na planificação de aulas na perspectiva do ensino exploratório: um estudo com futuros professores de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

POWELL, Arthur B.. Recuando para avançar: rumo a uma abordagem do século XXI para conhecimento de fração com o Modelo-4A de Instrução. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.399-420.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p399.

Na vida cotidiana, números racionais estão sempre presentes e são extraordinariamente úteis. Infelizmente, tanto para professores como para estudantes, as frações provaram ser conceitualmente difíceis. Argumentamos que as dificuldades conceituais do conhecimento de frações têm duas causas: ontológica e epistemológica. O problema ontológico baseia-se nas dominantes teorizações ahistóricas das frações que são a base das propostas curriculares atuais. O desafio epistemológico do conhecimento da fração origina-se em desatenção instrucional para possibilitar a produção de sentido para o conceito de número fracionário aos alunos. Do ponto de vista histórico-cultural, inspirado no trabalho teórico e empírico de Davydov e Gattegno, propomos perspectivas ontológicas e epistemológicas como alternativas à construção do conhecimento de frações. Finalmente, apresentamos um instrumento pedagógico—o 4A-Instructional Model—projetado para engendrar a visão dos aprendizes sobre si mesmos como agentes capacitados do conhecimento matemático.

Palavras-chave : Modelo 4ª de Instrução; Davydov; Gattegno; Números Racionais; Perspectiva Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )