SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Teacher training: curricula of the degrees supported in university expansionMultiliteracies in portuguese classes in a public school in Ouro Preto-MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

HENZ, Celso Ilgo; FREITAS, Larissa Martins  and  SILVEIRA, Melissa Noal da. Círculos dialógicos investigativo-formativos: uma metodologia de pesquisa inspirada nos círculos de cultura freireanos. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.835-850.  Epub July 29, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p835.

Este artigo objetiva apresentar a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A referida metodologia, inspirada nos Círculos de Cultura de Freire, toma como matriz epistemológico-política as obras do autor em diálogo com as de Josso (2004, 2010), pressupondo a realização de estudos de cunho qualitativo do tipo pesquisa-formação, pois os sujeitos participam como coautores e coautoras em todo o processo. A partir de um olhar hermenêutico, buscamos compreender a potencialidade dos Círculos Dialógicos como dispositivos de pesquisa e auto(trans)formação permanente com professores. Compreendemos que a metodologia apresentada contribui significativamente com o aprofundamento epistemológico da temática geradora da pesquisa, permitindo ao pesquisador ou à pesquisadora-líder e aos sujeitos coautores e coautoras a processualidade para a auto(trans)formação permanente, bem como a reflexão sobre a práxis pedagógica.

Keywords : Círculos Dialógicos Investigativo-formativos; Auto(trans)formação permanente com professores; Pesquisa-formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )