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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

ARAUJO JUNIOR, Aloysio Marthins. Formação inicial de professores de Geografia: aspectos estruturais para permanência e atuação na Escola Básica. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1149-1168.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.20l8v36n4p1149.

A nova lógica de acumulação capitalista requer trabalhadores e consumidores melhor treinados e qualificados, para produzirem produtos ou serviços ou para se utilizarem destes. A escola e o ensino devem também passar por uma nova reorganização, sendo avaliados por sua qualidade e eficiência. Quanto à formação de professores de Geografia e sua atuação, estes têm passado por profundas modificações no campo conceitual e de sua prática educativa. Tais formulações e práticas são centradas na meritocracia individual, sendo o mercado o grande regulador dos problemas sociais e econômicos. O desafio das universidades é estabelecer com a sociedade uma relação mútua e estar articulada em uma aprendizagem que ultrapasse os limites de cada disciplina, enfocando no desenvolvimento da cooperação, da pesquisa e da extensão, inter-relacionadas aos currículos dos cursos. Contudo, estão intrinsecamente relacionadas aos recursos humanos e às infraestruturas já existentes. Conclui-se que além de uma formação inicial que busque maior aproximação com a realidade escolar, é preciso, posteriormente, que os profissionais da educação tenham à disposição melhores condições de trabalho e sejam valorizados em termos de remuneração, o que ainda está longe de ocorrer no Brasil, em termos gerais.

Palabras clave : Formação de Professores; Neoliberalismo e Educação; Carreira Docente.

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