SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue35Practices of teaching reading and writing in the Alfa and Beto Program: between strategies and tacticsEnunciative functions of the discourse on Youth and Adult Education (YAE) in UFPB's Pedagogy Course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

COSTA, Manoel dos Santos  and  ALLEVATO, Norma Suely Gomes. A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.127-152. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350007.

Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, em uma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro, partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram por escrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído. Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por observação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorar a escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros) alunos de Matemática, através da resolução de problemas.

Keywords : Formação de Professores; Resolução de Problemas; Leitura e Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )