SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticasFunções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

COSTA, Manoel dos Santos  e  ALLEVATO, Norma Suely Gomes. A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.127-152. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350007.

Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, em uma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro, partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram por escrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído. Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por observação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorar a escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros) alunos de Matemática, através da resolução de problemas.

Palavras-chave : Formação de Professores; Resolução de Problemas; Leitura e Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )