SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em EducaçãoO Plano de Ações Articuladas (PAR): perspectivas e desafios na melhoria da qualidade do Ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CAMARGO, Arlete Maria Monte de  e  RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Formação e prática docente no estado do Pará. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.156-182. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360007.

O artigo tem como referência o Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua relação com as políticas de formação de professores no estado do Pará. A discussão teórica desenvolvida considera a dimensão formação de professores como uma das diretrizes privilegiadas pelas políticas educacionais. Caracteriza o caminho percorrido no estado após a aprovação da LDB, sobressaindo aformação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de se articular as políticas de formação docente aos processos de valorização docente, sem o que não haverá repercussões satisfatórias na prática docente.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Formação Inicial; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )