SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue40A system to protect themselves from the schoolRight to education, adolescent education and teaching illness in the capitalist state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

PERINELLI NETO, Humberto  and  PAZIANI, Rodrigo Ribeiro. Cinema em sala de aula: reflexões a respeito do emprego de filmes na prática docente. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.178-204. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160008.

Atualmente, várias são as reflexões sobre o diálogo entre Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Este artigo, visa, pois, apresentar pesquisa, procurando traçar entendimento sobre o emprego de cinema em salas de aulas do Ensino Fundamental I. Por meio de método "qualiquantitativo", traçam-se os limites e as possibilidades vinculadas à utilização escolar desse tipo de linguagem. Busca-se, assim, colaborar com a apropriação do cinema nos processos formativos educacionais baseados na autonomia pedagógica, na construção do aprendizado crítico e lúdico e na validade de propostas de ensino, caracterizadas pela inter e transdisciplinaridade.

Keywords : Prática docente; Tecnologias; Cinema e educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )