Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
PERINELLI NETO, Humberto e PAZIANI, Rodrigo Ribeiro. Cinema em sala de aula: reflexões a respeito do emprego de filmes na prática docente. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.178-204. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160008.
Atualmente, várias são as reflexões sobre o diálogo entre Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Este artigo, visa, pois, apresentar pesquisa, procurando traçar entendimento sobre o emprego de cinema em salas de aulas do Ensino Fundamental I. Por meio de método "qualiquantitativo", traçam-se os limites e as possibilidades vinculadas à utilização escolar desse tipo de linguagem. Busca-se, assim, colaborar com a apropriação do cinema nos processos formativos educacionais baseados na autonomia pedagógica, na construção do aprendizado crítico e lúdico e na validade de propostas de ensino, caracterizadas pela inter e transdisciplinaridade.
Palavras-chave : Prática docente; Tecnologias; Cinema e educação.