SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40Cinema em sala de aula: reflexões a respeito do emprego de filmes na prática docenteFormas de as escolas se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo em tempos contemporâneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CAMPOS, Herculano Ricardo; LEAL, Záira Fátima de Rezende Gonzalez  e  FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Direito à educação, formação do adolescente e adoecimento docente no Estado capitalista. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.205-230. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160009.

A educação, não obstante ser considerada direito humano universal, e contemplada na legislação nacional e internacional, tem sua efetivação enquanto política pública marcada por significativa distância entre o direito instituído e o direito efetivado, expressão das contradições que caracterizam o Estado capitalista. Tomando essa assertiva como ponto de partida e valendo-se do referencial do materialismo histórico-dialético, como formulado por Marx e Engels, e da Psicologia Histórico-Cultural, estruturada a partir de Vygotsky, Luria e Leontiev, o presente artigo visa problematizar a distância entre o que prevê a legislação e o que é efetivamente implementado na sociedade, privilegiando a reflexão sobre os efeitos de tal situação na vida de alunos/adolescentes e professores. Revela-se a constituição e a feição de classe que marcam o Estado e sua íntima relação com as características que assumem as políticas públicas; a falta de preparo das escolas para efetivar uma formação coerente com o desenvolvimento de alunos adolescentes; e o adoecimento dos professores em face da impotência, e da cobrança, para lidar com questões para as quais não se sentem preparados.

Palavras-chave : Direito à educação; Formação do adolescente; Adoecimento docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )