SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue40Right to education, adolescent education and teaching illness in the capitalist state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MOMO, Mariangela  and  MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Formas de as escolas se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo em tempos contemporâneos. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.231-261. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160010.

Considerou-se a proeminência da cultura da mídia e do consumo na vida de grande parte dos alunos e indivíduos que habitam a instituição escola nos grandes centros urbanos em tempos contemporâneos. Com base no arcabouço teórico da criatividade de Mitjáns Martínez e dos estudos sobre a cultura da mídia e do consumo, tais como os de Bauman, desenvolveu-se uma pesquisa durante o ano de 2015 tendo como objetivo interpretar as principais formas de quatro escolas públicas do Distrito Federal/Brasil se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo. A partir de informações produzidas nas escolas por meio de entrevistas, observações, fotografias e análise documental, constatou-se que há três principais formas: a incorporação e/ou reprodução da cultura da mídia e do consumo; sua normatização e/ou proibição; e formas criativas de lidar com ela. Conclui-se que, de alguma forma, as escolas precisam lidar com essa cultura, que se mostra, em grande medida, inevitável, e a criatividade no trabalho pedagógico é uma alternativa possível e necessária diante dessa cultura.

Keywords : Escola; Mídia e consumo; Criatividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )