SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40Direito à educação, formação do adolescente e adoecimento docente no Estado capitalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MOMO, Mariangela  e  MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Formas de as escolas se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo em tempos contemporâneos. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.231-261. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160010.

Considerou-se a proeminência da cultura da mídia e do consumo na vida de grande parte dos alunos e indivíduos que habitam a instituição escola nos grandes centros urbanos em tempos contemporâneos. Com base no arcabouço teórico da criatividade de Mitjáns Martínez e dos estudos sobre a cultura da mídia e do consumo, tais como os de Bauman, desenvolveu-se uma pesquisa durante o ano de 2015 tendo como objetivo interpretar as principais formas de quatro escolas públicas do Distrito Federal/Brasil se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo. A partir de informações produzidas nas escolas por meio de entrevistas, observações, fotografias e análise documental, constatou-se que há três principais formas: a incorporação e/ou reprodução da cultura da mídia e do consumo; sua normatização e/ou proibição; e formas criativas de lidar com ela. Conclui-se que, de alguma forma, as escolas precisam lidar com essa cultura, que se mostra, em grande medida, inevitável, e a criatividade no trabalho pedagógico é uma alternativa possível e necessária diante dessa cultura.

Palavras-chave : Escola; Mídia e consumo; Criatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )