SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue43Digital devices in education: what french and brazilian teachers and students sayDiscourse on Science in the historical emergence of the "National Network of Education and Science" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro  and  COSTA, Ruben. Estratégias de estudo e aprendizagem e resolução de problemas: ensino regular vs. ensino vocacional. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.41-61. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11804.

Pretende analisar-se as eventuais diferenças ao nível das estratégias de estudo e de aprendizagem e da resolução de problemas, em alunos do ensino básico (turmas do 9º ano), em Portugal, que frequentam vias diferentes de escolarização: ensino regular e ensino vocacional/profissional. Os cursos vocacionais têm o objetivo de acolher alunos que manifestam constrangimentos com os estudos do ensino geral, privilegiando a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, assim como o primeiro contacto com diferentes atividades profissionais. No entanto, questionamos se estes alunos apresentam capacidades de resolução de problemas e estratégias de estudo diferentes comparativamente aos alunos do ensino regular. Tentámos, pois, perceber e analisar denominadores comuns e aspetos distintivos. Para recolha de informação, utilizámos o Teste IA - versão reduzida das Matrizes Progressivas de Raven (AMARAL, 1966) e o LASSI - Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem (LASSI, adaptado por FIGUEIRA, 1994), bem como a observação participante em contexto de sala de aula.

Keywords : Orientação vocacional; Estratégias de estudo; Competências cognitivas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )