SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número43Dispositivos digitais em educação: o que dizem professores e estudantes franceses e brasileirosDiscurso sobre a Ciência na emergência histórica da "Rede Nacional de Educação e Ciência" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro  e  COSTA, Ruben. Estratégias de estudo e aprendizagem e resolução de problemas: ensino regular vs. ensino vocacional. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.41-61. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11804.

Pretende analisar-se as eventuais diferenças ao nível das estratégias de estudo e de aprendizagem e da resolução de problemas, em alunos do ensino básico (turmas do 9º ano), em Portugal, que frequentam vias diferentes de escolarização: ensino regular e ensino vocacional/profissional. Os cursos vocacionais têm o objetivo de acolher alunos que manifestam constrangimentos com os estudos do ensino geral, privilegiando a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, assim como o primeiro contacto com diferentes atividades profissionais. No entanto, questionamos se estes alunos apresentam capacidades de resolução de problemas e estratégias de estudo diferentes comparativamente aos alunos do ensino regular. Tentámos, pois, perceber e analisar denominadores comuns e aspetos distintivos. Para recolha de informação, utilizámos o Teste IA - versão reduzida das Matrizes Progressivas de Raven (AMARAL, 1966) e o LASSI - Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem (LASSI, adaptado por FIGUEIRA, 1994), bem como a observação participante em contexto de sala de aula.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Estratégias de estudo; Competências cognitivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )