SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue44Biographical and pedagogical references about Feijoo fatherEducationin the diary of a British immigrant and in other writings at the province of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ARANGO, Gabriel Jaime Murillo. Pedagogia da memória entre a guerra e a paz. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.32-50. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12190.

Este artigo se fundamenta no reconhecimento da noção e prática da pedagogia da memória que tem sido desenvolvida no interior do movimento social e educativo do Sul pós-ditadura, desde a última década do século XX. A Lição do Sul é assimilada a um programa de formação em cidadania democrática e direitos humanos que busca quebrar a tradição elitista e excludente que reviste o programa de educação cívica, de urbanidade e de boas maneiras herdado do tempo colonial. A Lição do Sul conjuga-se com a Lição de Auschwitz para confrontar o projeto desumanizador realizado nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Baseado nestas premissas, o artigo vislumbra um possível horizonte de restituição da dignidade das vítimas e de reconstrução do tecido social, com pesquisas de memória histórica na sociedade colombiana, que tem sido submergida em uma guerra por mais de 50 anos.

Keywords : Cidadania; Memória histórica; Pedagogia da memória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )