SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44Notas biográficas y pedagógicas sobre el padre FeijooEducación en el diario de una inmigrante británica y en otros escritos en la provincia de Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ARANGO, Gabriel Jaime Murillo. Pedagogia da memória entre a guerra e a paz. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.32-50. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12190.

Este artigo se fundamenta no reconhecimento da noção e prática da pedagogia da memória que tem sido desenvolvida no interior do movimento social e educativo do Sul pós-ditadura, desde a última década do século XX. A Lição do Sul é assimilada a um programa de formação em cidadania democrática e direitos humanos que busca quebrar a tradição elitista e excludente que reviste o programa de educação cívica, de urbanidade e de boas maneiras herdado do tempo colonial. A Lição do Sul conjuga-se com a Lição de Auschwitz para confrontar o projeto desumanizador realizado nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Baseado nestas premissas, o artigo vislumbra um possível horizonte de restituição da dignidade das vítimas e de reconstrução do tecido social, com pesquisas de memória histórica na sociedade colombiana, que tem sido submergida em uma guerra por mais de 50 anos.

Palabras clave : Cidadania; Memória histórica; Pedagogia da memória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )