SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44La paz en la escuela y las aportaciones de la Psicología para los ideales de la pedagogía pacificadoraLiteratura sorda: representaciones y editores productions índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

RIBAS, Marciele Stiegler; EYNG, Ana Maria  y  ENS, Romilda Teodora. Direitos humanos no contexto da Educação de Jovens e Adultos: contribuições das percepções de estudantes. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.99-120. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12195.

O presente artigo analisa as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre Direitos Humanos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 198 estudantes de cinco Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA´s) situados no município de Curitiba-Paraná. Nos resultados identificamos denúncias de violações do direito à educação, quanto à precariedade das condições escolares. Os estudantes percebem como inadequados os materiais didáticos, a infraestrutura de suas escolas, e a existência de professores desqualificados, ao mesmo tempo que reivindicam seus direitos: à educação de qualidade, à igualdade, ao respeito, à diferença. Tanto as violações que identificam quanto as reivindicações de direitos, confirmam um cenário de tensões entre uma proposta de Educação em Direitos Humanos (EDH) e práticas escolares excludentes reiteradas. As percepções dos estudantes podem contribuir para a proposição de ações que minimizem as diversas formas de violação de direitos presentes no interior da escola, alertando para as vicissitudes da EJA.

Palabras clave : Direitos humanos; Educação de Jovens e Adultos; Educação em direitos humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )