SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número46Nuevas metodologías en la didáctica de Economía y Contabilidad - caso del Máster en enseñanza Portugués índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ZUBERMAN, Flavia  y  AMARILHA, Marly. Tenho um problema: não gosto de ler! A jornada formativa de uma mediadora de leitura. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.14-33. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13290.

O artigo focaliza aspectos de um trabalho etnometodológico que teve como lócus uma escola pública estadual, de ensino fundamental, em Natal - RN (Brasil). Investigou a recepção da leitura de literatura por parte de uma professora de 4º ano, que revelou não gostar de ler nem se considerar leitora de literatura. Os fundamentos teóricos baseiam-se, principalmente, em Coulon (1995; 1995a), Vigotsky (1989; 1991; 2003), Graves e Graves (1995), Smith (1991), Jauss (2002), Iser (1996; 1999) e Amarilha (2012; 2013). Com escuta sensível, procurou-se fornecer andaime à professora em 30 sessões de leitura. Os procedimentos do trabalho foram aplicados com flexibilidade, objetivando atender ao processo formativo. Foram instrumentos duas entrevistas semiestruturadas com a professora, no início e no fim da pesquisa e, um diário de campo. Ressalta-se que, na leitura, a relação texto-vida foi estabelecida pela professora ainda com certa ingenuidade, o que a impediu de vivenciar o ficcional como uma atividade simbólica, lúdica. Entretanto, houve mudanças e a mediação foi fundamental nesse percurso.

Palabras clave : Leitura de literatura; Mediação; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )