SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número46Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade - caso do Mestrado em Ensino Português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ZUBERMAN, Flavia  e  AMARILHA, Marly. Tenho um problema: não gosto de ler! A jornada formativa de uma mediadora de leitura. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.14-33. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13290.

O artigo focaliza aspectos de um trabalho etnometodológico que teve como lócus uma escola pública estadual, de ensino fundamental, em Natal - RN (Brasil). Investigou a recepção da leitura de literatura por parte de uma professora de 4º ano, que revelou não gostar de ler nem se considerar leitora de literatura. Os fundamentos teóricos baseiam-se, principalmente, em Coulon (1995; 1995a), Vigotsky (1989; 1991; 2003), Graves e Graves (1995), Smith (1991), Jauss (2002), Iser (1996; 1999) e Amarilha (2012; 2013). Com escuta sensível, procurou-se fornecer andaime à professora em 30 sessões de leitura. Os procedimentos do trabalho foram aplicados com flexibilidade, objetivando atender ao processo formativo. Foram instrumentos duas entrevistas semiestruturadas com a professora, no início e no fim da pesquisa e, um diário de campo. Ressalta-se que, na leitura, a relação texto-vida foi estabelecida pela professora ainda com certa ingenuidade, o que a impediu de vivenciar o ficcional como uma atividade simbólica, lúdica. Entretanto, houve mudanças e a mediação foi fundamental nesse percurso.

Palavras-chave : Leitura de literatura; Mediação; Formação docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )