SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue46Expansion and financing of higher education in the context of economic crisis and fiscal adjustmentThe Plan of Articulated Actions and the regime of collaboration in the educational management in cities of Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FILIPE, Fabiana Alvarenga  and  BERTAGNA, Regiane Helena. A concepção de qualidade educacional impulsionada pelas avaliações externas no estado de São Paulo. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.188-219. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13297.

Este artigo apresenta dados de pesquisa e visa analisar a concepção de qualidade educacional induzida pela sistemática de avaliação em larga escala adotada do estado de São Paulo. Com relação aos procedimentos metodológicos, insere-se na Abordagem Qualitativa (ANDRÉ, 2005) por meio da Pesquisa Bibliográfica sobre avaliação e qualidade educacional, Levantamento Documental e Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que o ideário neoliberal que permeia a política educacional paulista, desde a década de 1990, induz a qualidade educacional a uma concepção reducionista, pautada na quantificação de resultados. A pesquisa possibilitou também a reflexão acerca da Avaliação Institucional Participativa e do conceito de Qualidade Negociada como caminho para alcançar a Qualidade Social da Educação.

Keywords : Qualidade educacional; Avaliação em larga escala; Políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )