SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número46Expansión y financiamiento de la educación superior en el contexto de crisis económica y de ajuste fiscalEl Plan de las Acciones Articuladas y el régimen de la colaboración en la gestión educacional en los municipios paraenses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FILIPE, Fabiana Alvarenga  y  BERTAGNA, Regiane Helena. A concepção de qualidade educacional impulsionada pelas avaliações externas no estado de São Paulo. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.188-219. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13297.

Este artigo apresenta dados de pesquisa e visa analisar a concepção de qualidade educacional induzida pela sistemática de avaliação em larga escala adotada do estado de São Paulo. Com relação aos procedimentos metodológicos, insere-se na Abordagem Qualitativa (ANDRÉ, 2005) por meio da Pesquisa Bibliográfica sobre avaliação e qualidade educacional, Levantamento Documental e Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que o ideário neoliberal que permeia a política educacional paulista, desde a década de 1990, induz a qualidade educacional a uma concepção reducionista, pautada na quantificação de resultados. A pesquisa possibilitou também a reflexão acerca da Avaliação Institucional Participativa e do conceito de Qualidade Negociada como caminho para alcançar a Qualidade Social da Educação.

Palabras clave : Qualidade educacional; Avaliação em larga escala; Políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )