SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número49Cosmopolitismo como fundamento y utopía en los movimientos por la internacionalización del currículoLa formación de profesores de educación profesional como objeto de estudio de los Programas de Postgrado en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

RODRIGUES, Melânia Mendonça. Norteamentos da política de formação dos professores da educação básica no Brasil (2007-2014). Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.111-138. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14405.

O artigo objetiva explicitar, criticamente, norteamentos da política de formação dos professores para a educação básica brasileira, no período 2007-2014, apontando aproximações das indicações de organismos multilaterais e do governo federal brasileiro. Nessa direção, toma, como fonte e objeto de análise, documentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Mundial (BM) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), respectivamente. Articulada à literatura referente à política de formação de professores da educação básica na primeira década do século XXI, a análise das referidas orientações constata convergências das formulações do IPEA às da OCDE e BM, no que concerne à fragilização da formação inicial do docente, bem como aponta para o risco de a formação universitária ser substituída por certificações alternativas, ou por provas nacionais de ingresso no magistério, permitindo atrair profissionais de outras áreas para o exercício profissional como professores.

Palabras clave : Política educacional; Formação de professores; Certificação de professores; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )