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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. O estatuto do trabalho do professor da escola: desafio político para os cinquenta anos do estágio. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18105. Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18105.
De que modo o trabalho do professor da escola marca o processo de institucionalização do estágio no âmbito de políticas e práticas de formação de professores no período que compreende a Resolução nº 9, de 6 de outubro de 19691, até a política nacional recente de formação de professores no Brasil (PIBID, residência pedagógica)? Essa questão é tratada a partir da análise crítica de documentos de natureza normativa, revisão de literatura e dados de pesquisa, envolvendo professores de estágio da escola básica e supervisor e estudo documental de PPPs de escolas (campo de estágio) das redes federal, municipal e estadual. A hipótese argumentativa central é que há uma naturalização do trabalho desempenhado pelo professor da escola. A falta de reconhecimento do estatuto do trabalho colocaria o estágio numa zona de invisibilidade que o ameaça, ao mesmo tempo que dele se subtrai as principais características transplantadas para programas paralelos à formação inicial.
Palavras-chave : Estágio; Formação inicial de professores; Trabalho; Escola.