SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número56La formación humana em Nietzsche: entre el conocerse y el tornarse lo que se es en el cultivo de si índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CAETANO, Maria Raquel; RUIZ, Samuel Hilcías Carvajal  y  SANTOS, Arlete Ramos dos. Reformas educativas e redes globais para a educação Latinoamericana. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21586.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21586.

O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) – constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.

Palabras clave : Educação; Reformas educacionais; Relações público-privadas; Redes globais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )