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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CAETANO, Maria Raquel; RUIZ, Samuel Hilcías Carvajal  e  SANTOS, Arlete Ramos dos. Reformas educativas e redes globais para a educação Latinoamericana. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21586.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21586.

O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) – constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.

Palavras-chave : Educação; Reformas educacionais; Relações público-privadas; Redes globais.

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