SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57Tatear e desvendar jogos eletrônicos: dispositivos móveis e crianças pequenasOs bastidores da mente humana durante o sono! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho  e  MALTEMPI, Marcus Vinicius. Raciocínio proporcional na matemática escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-20024.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id20024.

Este artigo objetiva discutir a relevância do raciocínio na matemática escolar e os elementos necessários a uma atividade que privilegie o raciocínio proporcional. Para tanto, discutimos o lugar de destaque da sequência “definição → exemplos → exercícios” na matemática escolar. Historicamente, a memorização tem sido valorizada no cenário educacional brasileiro e tem roubado do raciocínio o papel de protagonista. Abordamos a relevância do raciocínio proporcional na matemática escolar, direcionando a discussão para o processo de elaboração de uma atividade que o estimule, com base nos pressupostos da metodologia qualitativa de pesquisa. As conclusões indicam que os elementos necessários para estimular o raciocínio proporcional são: formular atividades intencionais, com foco no raciocínio qualitativo; elaborar questões pautadas na estrutura multiplicativa; privilegiar situações relativas ao cotidiano, com caráter transdisciplinar; propor uma visão abrangente e integrada das vertentes da matemática utilizando tecnologias digitais em uma perspectiva intradisciplinar.

Palavras-chave : Memorização na matemática; Anos finais do ensino fundamental; Ensino de matemática; Educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )