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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SARAIVA, Ana Karinne de Moura; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos  y  CABRITO, Belmiro Gil. Ensino de Enfermagem no Brasil e em Portugal: contextos, semelhanças e diferenças. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-21222.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id21222.

O presente estudo objetivou analisar a formação inicial em Enfermagem no Brasil e em Portugal, identificando suas semelhanças e diferenças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio da análise documental e entrevistas em profundidade, conforme preconizado por Minayo. Nesses países, a formação em Enfermagem é de nível superior, em instituições públicas e privadas, com base em dispositivos legais que recomendam um perfil generalista para o desenvolvimento de competências. Contudo, há diferenças na compreensão de Enfermagem, processo saúde/doença e compromisso social da formação. Resguardadas as especificidades histórico-sociais de cada país, a formação inicial em Enfermagem expressa, em grande parte, o movimento geral de privatização e mercadorização da educação superior, bem como o modelo vocacional e tecnicista da formação inicial em Enfermagem.

Palabras clave : Educação superior; Educação em Enfermagem; Formação; Enfermagem.

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