SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue64Ethnography, the less-adult and triangulation in research with childrenPersonality dominance on students’ grades and permanence in a massive open online course (MOOC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

OLIVEIRA, Achilles Alves de  and  SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28275.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28275.

O ensinar e o aprender na cultura digital demandam cuidados e reflexões inerentes ao momento atual. Com a presença de inovações tecnológicas e uma maior democratização de tecnologias digitais, a atuação do professor, de forma criteriosa e crítica, é essencial para se alcançarem bons resultados. Este artigo teve o objetivo de discorrer acerca dos conceitos de mediação pedagógica e de mediação tecnológica e suscitar algumas reflexões sobre o ensino no contexto da cultura digital. A partir de um ensaio teórico, discorre-se sobre os conceitos relacionados à mediação e levantam-se reflexões acerca do docente como um mediador e do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino na cultura digital. Além disso, discute-se brevemente acerca de condições sem as quais se torna desafiador incorporar efetivas mediações pedagógica e tecnológica no trabalho docente.

Keywords : Cultura digital; Ensino; Mediação pedagógica; TDIC.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )