SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue64Pedagogical and technological mediation: concepts and reflections on teaching in digital cultureMotivations for the creation of large-scale educational assessment by Brazilian municipalities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SOUZA, Napoliana Silva de  and  PERRY, Gabriela Trindade. Domínio da personalidade nas notas e na permanência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC). Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28633.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28633.

Duas questões marcantes em cursos online massivos e abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nessa direção, investigamos se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível chegar a uma conclusão sobre eles, e o questionário de traços de personalidade não indicou relação com as notas ou com a permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. As descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, que requerem instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.

Keywords : Cursos online massivos e abertos; Emoções de realização; Personalidade; Permanência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )