SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número64Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digitalMotivações para a criação de avaliação educacional em larga escala por municípios brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SOUZA, Napoliana Silva de  e  PERRY, Gabriela Trindade. Domínio da personalidade nas notas e na permanência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC). Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28633.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28633.

Duas questões marcantes em cursos online massivos e abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nessa direção, investigamos se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível chegar a uma conclusão sobre eles, e o questionário de traços de personalidade não indicou relação com as notas ou com a permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. As descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, que requerem instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.

Palavras-chave : Cursos online massivos e abertos; Emoções de realização; Personalidade; Permanência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )