SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número65Infância e consumo no YouTubeO curso de Agropecuária na Escola Agrotécnica Federal de Uberaba, em Minas Gerais, Brasil (1982-2002) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MOTTA, Renata  e  FERREIRA, Manuela. Agarrando uma “minhocastanha” – nature-zas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-30266.  Epub 24-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id30266.

As sociedades urbanas ocidentais, separando a natureza da cultura, das crianças, da educação e da vida há séculos, instauraram uma dicotomia que persiste mesmo nas práxis e nas investigações que promovem o contato de crianças pequenas com o mundo “natural”. Dialogando com os estudos críticos da infância, novos materialismos, pós-humanismos e epistemologias ecológicas visamos contribuir para repensar “nossos” modos de ser/estar no mundo para além das tradições dicotômicas e compor um olhar acerca das crianças como seres enredados em várias naturezas-culturas. Com base em pesquisa etnográfica com crianças de um Jardim de infância privado ao “ar livre” em Portugal, analisa-se e discute-se como as crianças se relacionam com uma floresta e como esta se emaranha em suas brincadeiras. O engajamento das crianças e vidas mais-que-humanas – pássaros, pinheiros, castanhas – em modos de ser/ estar coletivos, dá pistas para reposicionar as práticas educativas num mundo comum, heterogêneo e interdependente, valorizando um espírito de companheirismo e parentesco.

Palavras-chave : Crianças-natureza; Naturezas-culturas; Estudos críticos da infância; Novos materialismos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )