SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número67Os livros escolares no Liceu Maranhense pela imprensa local (1844-1876)Condorcet e a profissionalização docente na origem da escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

KUSSEM, Juliana  e  SOUZA, Ângelo Ricardo de. Gestão da escola pública: a distância entre o discurso e a ação. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.67, e-32061.  Epub 05-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id32061.

Este texto tem como objetivo ampliar o arcabouço metodológico dos estudos que analisam o cotidiano da gestão das escolas públicas. O recorte proposto utiliza dados de uma pesquisa realizada e investiga o descompasso entre o discurso e a ação acerca da gestão democrática de diretores de três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba. A partir de um questionário, do shadowing, de entrevistas e de observação, construiu-se uma tipologia com quatro categorias: Gestão Democrática; Gestão democrática’; Gestão Tradicional’; Gestão Tradicional. Essas categorias permitiram o cotejamento com a realidade empírica, com a teoria (LIMA, 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) e entre os casos de gestão dos três diretores de escolas. Os resultados obtidos indicam que os três casos observados apresentaram um discurso democrático semelhante, denunciando a influência da formação inicial e continuada desses profissionais. Dentre outros aspectos, a ação apresentou-se diferenciada em cada um dos casos. O artigo conclui que as contribuições de cada uma das técnicas de pesquisa foram fundamentais na produção dos resultados.

Palavras-chave : Política educacional; Gestão escolar democrática; Diretores escolares; Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )