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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PEREIRA, Lauro Sérgio Machado; SANTCLAIR, Dllubia  y  SILVA, Kléber Aparecido da. A internacionalização do currículo na perspectiva de professores de línguas no Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-31792.  Epub 05-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id31792.

A internacionalização do currículo busca incorporar uma dimensão intercultural e global nas atividades de ensino, a fim de contribuir para a formação de cidadãos e profissionais engajados na diversidade cultural e linguística do mundo globalizado. Neste artigo, discutimos a internacionalização do currículo, destacando as reflexões dos professores de línguas como agentes da internacionalização da educação. Em seguida, analisamos os dados qualitativos gerados mediante um questionário estruturado, aplicado aos professores brasileiros de línguas que são membros do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL-UnB), com o objetivo de compreender suas concepções sobre a internacionalização do currículo. A análise dos dados, à luz da Linguística Aplicada Crítica, indicou que a internacionalização das instituições educacionais brasileiras pode ser viabilizada pela internacionalização do currículo, exigindo discussões sobre interculturalidade, multilinguismo e plurilinguismo. Assim, a partir das perspectivas dos professores, é possível vislumbrar abordagens alternativas para a internacionalização da educação.

Palabras clave : Internacionalização; Currículo; Professores de línguas; Interculturalidade.

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