SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue69Moral enactions of the future in the school: Thoughts about an intersubjective moral backgroundThe Life Project in the New High School in Bahia: from the person under law to the self-entrepreneur author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FRAZAO, Lucenir da Silva  and  SA, Luciana Passos. Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: questões (im)pertinentes à educação científica. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32431.  Epub Dec 19, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32431.

Neste ensaio, buscamos estabelecer uma ponte teórica entre pressupostos teóricos decoloniais e desenvolvimento profissional docente. Nesse âmbito, levantamos discussões sobre discursos e práticas hegemônicas - empreendidos de forma acrítica - que naturalizam o legado colonial e eurocêntrico que subalternizou outras formas de ser e de existir no mundo. Discutimos o desenvolvimento profissional de sujeitos epistêmicos, construtores de conhecimento a partir da reflexão sobre a própria prática, em oposição à mera reprodução de prescrições curriculares e institucionais, ainda muito influenciada pela lógica da colonialidade. Apontamos ainda possíveis caminhos para fomentar um desenvolvimento profissional pautado na reflexão crítica sobre as desigualdades e injustiças sociais que permeiam o contexto educacional, assim como para a adoção de discursos e práticas pedagógicas mais justas, integradoras e emancipatórias no ensino de ciências.

Keywords : Desenvolvimento profissional docente; Decolonialidade; Colonialidade; Educação Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )