SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69Las corporeizaciones morales del futuro: consideraciones desde un trasfondo moral intersubjetivoEl Proyecto de Vida en la Nueva Escuela Secundaria de Bahia: del sujeto de los derechos al emprendedor de sí mismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FRAZAO, Lucenir da Silva  y  SA, Luciana Passos. Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: questões (im)pertinentes à educação científica. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32431.  Epub 19-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32431.

Neste ensaio, buscamos estabelecer uma ponte teórica entre pressupostos teóricos decoloniais e desenvolvimento profissional docente. Nesse âmbito, levantamos discussões sobre discursos e práticas hegemônicas - empreendidos de forma acrítica - que naturalizam o legado colonial e eurocêntrico que subalternizou outras formas de ser e de existir no mundo. Discutimos o desenvolvimento profissional de sujeitos epistêmicos, construtores de conhecimento a partir da reflexão sobre a própria prática, em oposição à mera reprodução de prescrições curriculares e institucionais, ainda muito influenciada pela lógica da colonialidade. Apontamos ainda possíveis caminhos para fomentar um desenvolvimento profissional pautado na reflexão crítica sobre as desigualdades e injustiças sociais que permeiam o contexto educacional, assim como para a adoção de discursos e práticas pedagógicas mais justas, integradoras e emancipatórias no ensino de ciências.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional docente; Decolonialidade; Colonialidade; Educação Científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )