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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FRAZAO, Lucenir da Silva  e  SA, Luciana Passos. Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: questões (im)pertinentes à educação científica. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32431.  Epub 19-Dez-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32431.

Neste ensaio, buscamos estabelecer uma ponte teórica entre pressupostos teóricos decoloniais e desenvolvimento profissional docente. Nesse âmbito, levantamos discussões sobre discursos e práticas hegemônicas - empreendidos de forma acrítica - que naturalizam o legado colonial e eurocêntrico que subalternizou outras formas de ser e de existir no mundo. Discutimos o desenvolvimento profissional de sujeitos epistêmicos, construtores de conhecimento a partir da reflexão sobre a própria prática, em oposição à mera reprodução de prescrições curriculares e institucionais, ainda muito influenciada pela lógica da colonialidade. Apontamos ainda possíveis caminhos para fomentar um desenvolvimento profissional pautado na reflexão crítica sobre as desigualdades e injustiças sociais que permeiam o contexto educacional, assim como para a adoção de discursos e práticas pedagógicas mais justas, integradoras e emancipatórias no ensino de ciências.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional docente; Decolonialidade; Colonialidade; Educação Científica.

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