SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue69Decoloniality and teacher professional development: (im)pertinent issues to scientific educationTeaching work context and performance in ENEM, in public and private schools: study in accordance with The Psychodynamics of Work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela. O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio Baiano: do sujeito de direitos ao empreendedor de si. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-33592.  Epub Dec 19, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id33592.

Este artigo analisa o Projeto de Vida como um dispositivo de sujeição/subjetivação que faz parte do currículo do Novo Ensino Médio na Bahia. O objetivo é acompanhar seus efeitos na formação dos estudantes. Trabalha com um campo discursivo constituído por um conjunto de materiais produzidos pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, documentos normativos, além de materiais de campanhas publicitárias, discursos governamentais, entre outros. Identifica que os currículos, ao produzirem a juventude como um estilo de vida, provocam atualizações no dispositivo Projeto de Vida no qual o sujeito de direito dá lugar ao sujeito empreendedor de si mesmo.

Keywords : Projeto de vida; Ensino médio baiano; Dispositivo; Empreendedor de si.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )