SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número69El Proyecto de Vida en la Nueva Escuela Secundaria de Bahia: del sujeto de los derechos al emprendedor de sí mismoDeportes colectivos y la formación docente: relaciones de poder y resistencias entre estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

AZEVEDO, Priscila Portela de; SANTOS, Ana Cristina Batista dos  y  EVARISTO, Jorge Luiz de Souza. Contexto de trabalho docente e o desempenho no ENEM, em escolas públicas e privadas: estudo à luz da psicodinâmica do trabalho. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-33265.  Epub 19-Dic-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id33265.

Este artigo tem como objetivo compreender o trabalho docente, em escolas públicas e privadas, em sede do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa se deu à luz da Psicodinâmica do Trabalho, teoria que orientou a análise dos dados. A coleta de dados qualitativos ocorreu por meio de 19 entrevistas com docentes de escolas públicas e privadas. Os resultados foram analisados com base na técnica de análise dos núcleos de sentido, com o auxílio do software Atlas.ti. A análise e discussão dos resultados possibilitou descrever o trabalho dos docentes, no contexto de preparação dos alunos para o ENEM, bem como identificar que esse contexto de avaliações externas pode ser, por vezes, propenso a sofrimento e adoecimento, principalmente no âmbito privado. A partir das categorias organização de trabalho, condições de trabalho e relações de trabalho, foi possível apreender convergências e divergências entre as escolas públicas e privadas.

Palabras clave : Psicodinâmica do Trabalho; Docentes; Ensino Médio; Contexto de Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )