SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Desempenhos de grupos de alunos por intermédio da Teoria de Resposta ao Item author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

NATIS, Lilian. Modelos hierárquicos lineares. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.03-29. ISSN 0103-6831.

O artigo mostra que estruturas hierárquicas de dados são encontradas freqüentemente em diversos estudos e que elas são caracterizadas pela presença de unidades experimentais agrupadas em outras unidades maiores. Para avaliar dados desta natureza podem ser utilizados os modelos lineares hierárquicos (MLH), que constituem uma nova formulação para os modelos de efeitos aleatórios que permite especificar cada um dos níveis de hierarquia separadamente e incorporar efeitos aleatórios associados a cada um desses níveis. O modelo hierárquico com dois níveis é apresentado e ilustrado. É apresentada, ao final, uma aplicação na área da educação, utilizando dados do SARESP 97 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). 

Keywords : SARESP; Análise de Variância; Avaliação da Educação; Sistema de Avaliação; Modelos Lineares Hierárquicos; Estatística.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )