SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A questão da redação no concurso vestibular à universidade: validade e poder decisório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

LORDELO, José Albertino C.  e  VERHINE, Robert E.. O retorno do investimento em mestrado e doutorado para professores universitários: uma avaliação econômica da educação pós-graduada. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.165-186. ISSN 0103-6831.

Este artigo aborda os benefícios econômicos de investimentos individuais e sociais em cursos de mestrado e doutorado para professores do ensino universitário. Ele representa mais uma contribuição aos processos avaliativos da pós-graduação; incorporando uma nova dimensão; até então inexplorada pelos programas institucionais de avaliação. Foram analisados vários casos de mestrandos e doutorandos; com e sem bolsas de estudos e hipotetizado o reembolso dos custos sociais ao Estado. Os resultados demonstram que os cursos são ótimas opções de investimento para o mercado de ensino superior; exceção para profissionais que têm dedicação parcial às instituições e múltiplos vínculos empregatícios que implicam em alta renda sacrificada. 

Palavras-chave : Capital Humano; Avaliação; Pós-Graduação; Análise Econômica; Taxa de Retorno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )