SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Pressupostos teóricos e implicações práticas do modelo SAEB - 2001 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LOCATELLI, Iza. Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.25, pp.03-21. ISSN 0103-6831.

Este estudo tem como finalidade discutir o conceito de avaliação de larga escala e sua possível e necessária apropriação pelos professores como um indicador para melhoria de seu próprio trabalho pedagógico, complementando as avaliações realizadas em sala de aula. Propõe-se, ainda, a discutir a forma de construção de instrumentos de avaliação de larga escala, suas possibilidades e limites, as formas de construção de sistemas informatizados de avaliações padronizadas e de utilização dos dados coletados através de indicadores de rendimento e de questionários contextuais, bem como as formas de disseminação dos resultados. O foco ilustrativo será aquele utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB).

Keywords : Avaliação de larga escala; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Construção de instrumentos e de indicadores de rendimento; disseminação de resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )