SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

YAZBECK, Lola. Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.25, pp.231-251. ISSN 0103-6831.

Este texto tem como objetivo colocar em discussão possíveis caminhos para sedimentar nossas políticas públicas educacionais de avaliação, tendo como aporte as pesquisas educacionais realizadas no Brasil e as suas contribuições no entendimento das questões intra e extra escolares requeridas pela sociedade. Entretanto, não se coloca fora da discussão o conhecimento das ações empreendidas por outros países, com diferentes perfis em relação à avaliação, que propõem mudanças nas suas políticas educacionais ou procuram construir indicadores internacionalmente aceitáveis. Tais conhecimentos podem ser vistos sob o ângulo de estudos comparativos que possam contribuir com as políticas públicas educacionais brasileiras no estabelecimento de um fecundo diálogo entre o saber local e os saberes internacionais.

Keywords : Políticas públicas; avaliação educacional; pesquisa educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )