SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26As Políticas públicas de avaliação e sua repercussão nas práticas pedagógicas da Escola PluralPolíticas de não-repetência e a qualidade da educação: evidências obtidas a partir da modelagem dos dados da 4ª série do SAEB-99 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

DAVIS, Cláudia; ESPOSITO, Yara Lúcia  y  NUNES, Marina Muniz Rossa. Leitura e Escrita: onde estão os desafios?. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.26, pp.31-46. ISSN 0103-6831.

Esse artigo pretende verificar o grau de domínio em Língua Portuguesa de alunos freqüentando a 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental em escolas vinculadas à rede estadual paulista, confrontando o desempenho previsto nos parâmetros curriculares dessa disciplina com o alcançado nas avaliações feitas. Procedimentos estatísticos foram empregados para comparar os resultados obtidos nas três séries analisadas, permitindo que, simultaneamente, os itens das provas fossem ordenados e os diferentes grupos de estudantes situados ao longo de uma mesma escala de medida. Os resultados sugerem ser preciso repensar as condições de ensino-aprendizagem, para que todas as crianças alcancem os patamares necessários para o pleno domínio não só dessa área como também das demais, constituindo-se em cidadãos que se quer para o país.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa; Leitura e Escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )