SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue30Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisaOs desafios do ensino frente à tradição iluminista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

AVENA, Cláudio Pondé. Alocação do tempo para estudo e desempenho no vestibular: evidências a partir da Universidade Federal da Bahia. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.131-162. ISSN 0103-6831.

Este artigo desenvolve um modelo teórico acerca do comportamento do vestibulando e um modelo empírico de função de produção educacional. A hipótese básica do artigo, e que se confirma empiricamente, é a de que o indivíduo realiza uma auto-seleção ao escolher o curso para o qual se candidata. Os indivíduos pobres, ou seja, aqueles que têm escassez de tempo para estudar porque trabalham, selecionam os cursos menos concorridos de modo a aumentar as suas chances de ingressar no ensino superior. Uma vez que a concorrência é maior quanto maior for a renda vitalícia promovida pela profissão escolhida, o indivíduo mais pobre perpetua a sua condição de pobreza ao tender a escolher o curso menos concorrido. Isto demonstra a discriminação do vestibular contra os pobres, configurando-se em um mecanismo de seleção bastante injusto socialmente e que promove ainda mais a desigualdade social já tão grande no País.

Keywords : Vestibular; Tempo Para Estudo; Produção Educacional; Oportunidades Educacionais; Desigualdade De Renda; Estrutura De Classes Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )