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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

AVENA, Cláudio Pondé. Alocação do tempo para estudo e desempenho no vestibular: evidências a partir da Universidade Federal da Bahia. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.131-162. ISSN 0103-6831.

Este artigo desenvolve um modelo teórico acerca do comportamento do vestibulando e um modelo empírico de função de produção educacional. A hipótese básica do artigo, e que se confirma empiricamente, é a de que o indivíduo realiza uma auto-seleção ao escolher o curso para o qual se candidata. Os indivíduos pobres, ou seja, aqueles que têm escassez de tempo para estudar porque trabalham, selecionam os cursos menos concorridos de modo a aumentar as suas chances de ingressar no ensino superior. Uma vez que a concorrência é maior quanto maior for a renda vitalícia promovida pela profissão escolhida, o indivíduo mais pobre perpetua a sua condição de pobreza ao tender a escolher o curso menos concorrido. Isto demonstra a discriminação do vestibular contra os pobres, configurando-se em um mecanismo de seleção bastante injusto socialmente e que promove ainda mais a desigualdade social já tão grande no País.

Palavras-chave : Vestibular; Tempo Para Estudo; Produção Educacional; Oportunidades Educacionais; Desigualdade De Renda; Estrutura De Classes Sociais.

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