SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Demanda por ensino superior: o caso da Universidade Federal da BahiaAvaliação da aprendizagem e atuação docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação de cursos pelos alunos: considerações. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.137-148. ISSN 0103-6831.

O artigo procura discutir as dimensões envolvidas no processo de avaliação de cursos universitários pelos próprios alunos. Apresenta, inicialmente, algumas experiências do autor tendo por objetivo ilustrar uma de suas teses: a de que a avaliação gera conhecimentos fundamentais para o planejamento e para a ação institucional. Procura destacar, e considera indispensável, a ação interativa professor/aluno na orientação da aprendizagem. Ressalta, a seguir, que a avaliação de cursos, quando bem conduzida, reflete o impacto do processo educacional por intermédio do pensar e do agir dos alunos/avaliadores. Algumas características ligadas à figura do professor, especialmente as relacionadas ao seu desempenho em sala e à orientação dos alunos, são amplamente consideradas. Ao final, o texto analisa a integração da auto-avaliação do professor e da avaliação dos vários professores que participam da unidade departamental como essenciais à apreciação da qualidade de um curso.

Keywords : Avaliação institucional; Avaliação de Curso; Interação Professor-aluno; Auto-Avaliação; Avaliação de Pares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )