SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Avaliação em Educação Especial: o ponto de vista do professor de alunos com deficiênciaTrajetória da Avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

FREITAS, Dirce Nei Teixeira De. A Avaliação Educacional como objeto de recomendações internacionais. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.31, pp.79-100. ISSN 0103-6831.

Considerando que as recomendações de organismos internacionais operam como importantes referências político-ideológicas para a política educacional, este texto analisa o tratamento que foi dado ao tema avaliação educacional em documentos resultantes de fóruns mundiais e regionais e de comissões internacionais que trataram da questão educacional no período 1950-2000. O estudo evidenciou as alterações  que ocorreram no conteúdo da recomendação da avaliação como recurso do Estado para conhecer e governar a educação básica em seu território.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Avaliação Institucional; Órgãos Internacionais; Programas De Avaliação Do Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )