SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue34Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométricaVergonha e práticas avaliativas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

GOMES, Elba Maria Leite. Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.34, pp.79-94. ISSN 0103-6831.

Neste artigo, é discutida a avaliação de Língua Portuguesa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb, para torná-la mais efetiva no que diz respeito à obtenção de dados que subsidiam as políticas públicas sobre a educação básica do país. Essa discussão evidencia a importância da leitura e da escrita para a construção de um processo de letramento, tendo em vista que essas duas atividades se complementam e, portanto, não podem ser vistas dicotomicamente como práticas isoladas, mas como atividades integradas e complementares. Dessa forma, são tratados os gêneros textuais que perpassam as avaliações do Saeb e que dão suporte aos itens das provas de Língua Portuguesa, de 2001 e 2003,  para, então, proceder-se à análise comparativa desses testes, tendo por objetivo verificar se o Saeb avalia ou não o processo de letramento ou se está restrito a uma avaliação da leitura. São apresentadas algumas sugestões no sentido de contribuir para a ampliação da proposta do Saeb como sistema que deve avaliar o nível de letramento escolar dos alunos da educação básica brasileira.

Keywords : Avaliação; Avaliação Língua Portuguesa; Avaliação Educação Básica; Saeb.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )